Pular para o conteúdo principal

Revelando o humano por dentro das histórias.

O Jogo do Herói nasceu como um jogo de tabuleiro e ao longo do tempo foi assumindo outros meios de expressão (palestras e ações in company). Essencialmente ele é uma perspectiva para se observar o universo de relações humanas. Uma perspectiva pautada no trabalho de vários autores, em especial Joseph Campbell.

Nesta perspectiva entendemos as relações humanas como uma história sendo contada por nós de forma individual e coletiva. Uma história tanto autoral quanto colaborativa. Estas histórias se relacionam de forma profunda com os mitos, e segundo Campbell "Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura, pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente. O labirinto já é conhecido, basta seguir os passos do herói."

Seguindo o pensamento de Joseph Campbell os mitos contam histórias que podem nos auxiliar no desenvolvimentos de nossos dramas e tragicomédias cotidianas. Quando pensamos no herói, pensamos naquele que age, o personagem principal naquele ato (afinal uma história pode ter vários protagonistas), pensamos em nós mesmos e em nossos cotidianos.

Com tudo isso temos um vasto território a ser explorado. E desta exploração nascem os serviços e produtos do Jogo do Herói. Por isso tudo, de forma simplificada, podemos pensar no Jogo do Herói como uma experiência (com formatos variados) de autoconhecimento e estímulo a insights.

Gênero e heroísmo

O Herói ou A Heroína? No Jogo do Herói, a palavra ‘herói’, embora gramaticalmente do gênero masculino, serve para designar o sentido universal de heroísmo: protagonismo, para todos os gêneros e não gêneros.













*Créditos da Imagem:  ​Bear's Belly, Arikara Native American wearing bear skin. Photographed by Edward S. Curtis, 1908. Library of Congress

Postagens mais visitadas deste blog

Curso para formação de Facilitadores(as) do Jogo do Herói

  Atenção! Vagas limitadas: a única turma de 2024! O curso online para formação de novos facilitadores do Jogo do Herói voltou! Mas por tempo limitado este ano. A formação do jogo criado para promover insights e estimular reflexões profundas sobre desafios de vida está de volta por tempo limitado. Sim se você quer aprender o Jogo do Herói para poder usá-lo em seus projetos ou aplicá-lo em seus consultórios, a hora é essa! Acesse o banner abaixo e saiba mais! Seja um facilitador do Jogo do Herói!

Quer jogar O Jogo do Herói?

Fazemos a facilitação do jogo com um de nossos co-criadores em um formato online. É só agendar um horário, definir seu Desafio e fazemos uma vídeo-chamada com um ou mais jogadores (até quatro pessoas). Quer saber mais? O link para o site da facilitação está vinculado à imagem abaixo, é só clicar nela e você irá para nosso site de facilitação!

Depoimentos.

Quase uma terapia lúdica, um olhar para dentro de si...  Vandreza Freiria - Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa - Basf Achei uma solução para aquela confusão de sentimentos. Raquel Cruz Santos - Oficial de Justiça - Guarulhos  ESTOU  EM  PAZ Sandra Almeida - Empreendedora – Campinas​ Foi uma  via de mão dupla , pois podíamos dar e receber conselhos Maria Cristina Mota - Daiichi Sankyo do Brasil Uma experiência muito forte!  Elisabete de Jesus Antunes - Azul Linhas Aéreas The more I opened up, the more I received!    Pablo Handl - Empreendedor - The HUB  Uma experiência de auto-descoberta ​divertida e interativa Zoe Fitzgerald –  ex-Educação e Desenvolvimento Humano Banco Real Gratificante e motivador  Mariana Viveiros - Daiichi Sankyo do Brasil A qualidade e consistência do material do jogo permitiu [...] sair de lá inspirados.  Maria Lyra - Psicóloga Uma experiência fascinante vivenciar, de uma forma lúdica, o ...